O Comida “di Boteco” foi idealizado por Eduardo Maya e por Maria Eulália Araujo com a proposta de resgatar e valorizar a culinária de raiz dos estabelecimentos tradicionais da cidade. O evento ganhou prestígio e tornou-se um dos principais eventos da capital mineira, contribuindo para sua valorização nacional e internacionalmente.Foi criado em 1999 mas teve seu lançamento na cidade de Belo Horizonte no ano de 2000.
Todos os anos entre abril e maio é realizado a competição anual de bares que serve de pretexto para visitar diversos bares e botecos de “BH”.Todas as noites durante um mês,as pessoas saem em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos,como dizem os mineiros.
Durante 31 dias, o público percorre os botecos participantes do concurso gastronômico e faz sua avaliação, por meio de uma cédula de votação que, depois de preenchida, será depositada em uma urna lacrada, dentro de cada bar. As urnas serão recolhidas semanalmente pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. Na cédula, o participante votará na qualidade do tira-gosto, na temperatura da bebida, na higiene do boteco e na qualidade do atendimento do estabelecimento visitado. Para o voto ser validado, todas as perguntas da cédula devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.
Na cidade nacionalmente conhecida como “capital do boteco”,onde tem mais bares por percápita do que qualquer outra cidade do Brasil o “Comida di Boteco” lota os bares participantes, fazendo com o evento cresça cada dia mais.
O COMIDA “DI BUTECO” GANHOU REPERCUSSÃO ALÉM DA ESPERADA E AJUDOU A CRIAR NO IMAGINÁRIO POPULAR UM ORGULHO EM RELAÇÃO À TÍPICA TRADIÇÃO DO BOTECO, REFORÇANDO UMA IDENTIDADE CULTURAL ATÉ ENTÃO MARGINALIZADA.


Alunos:Isabella Mendes,Anna Luiza,Júlio César e Guilherme Horta


