sábado, 15 de maio de 2010

Belo Horizonte - A história


Em 1701 o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à Serra de Congonhas à procura de ouro, no local ele construiu uma fazenda chamada Fazenda do Cercado. O progresso da fazenda atraiu outros moradores se tornando um povoado chamado de Curral del Rei. Em 1889 seu nome mudou para Belo Horizonte, que graças as suas qualidades se tornou a capital do estado de Minas Gerais em 1893. Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. Seu projeto foi inspirado nas cidades mais modernas do mundo e seu limite era a Avenida do Contorno, mas a cidade ultrapassou este limite.

Classificada como tropical de altitude, durante o verão a cidade registra chuvas e temperaturas elevadas, enquanto o inverno é caracterizado por baixas temperaturas e pouca precipitação

Com relevo acidentado e banhada por duas grandes sub-bacias, a do Ribeirão Arrudas e a do Ribeirão da Onça, ambos afluentes do Rio das Velhas, Belo Horizonte é a quarta cidade mais rica do Brasil, com 1,38% do PIB nacional, além de ser um dos maiores centros financeiros do país, a cidade é caracterizada pela predominância do setor terciário em sua economia e está entre os sete municípios com melhor infraestrutura do país. Atualmente é o sexto município mais populoso do Brasil, com 2.434.642 habitantes.

A cidade possui diversas religiões e vários templos religiosos. São 108 igrejas Católicas, 3 igrejas Protestantes e muitas Evangélicas.

27 comentários:

Isadora Fassy disse...

muito bom o texto!!
uma cidade com BH merece ser lembrada!
esse Blog da oportunidade a varias pessoas a conhecer um pouco mais desse paraíso!!
parabéns!

Unknown disse...

Belo Horizonte possui uma história muito interessante, é bom possuirmos alguns sites para conta-lá

Anninha disse...

Belo Horizonte aos meus olhos,é perfeita, apesar de todos seus contrastes.Cidade alegre, bonita, aconchegante,arborizada, coração de todos os mineiros.Uma cidade multirracional e com intensa migração de pessoas de todos os lugares do mundo.
Economia estabilizada,é a quarta cidade mais rica do Brasil.Os baixos salários e a falta completa de estrutura de referência são as causas para caracterizar a saúde pública de "BH", que é considerada ruim.A educação está em desenvolvimento, o Governo de Minas e a prefeitura estão construindo novas escolas e desenvolvendo projetos,mas ainda deixa a desejar.A nossa política é uma das melhores do país.
Os nossos pontos turísticos são bastante diferentes,temos a Pampulha,Serra do Curral,Praça da Liberdade,Praça do Papa,entre outros. Todos nos impressionam pela beleza e pela história que são totalmente influenciados pela construção de "BH".
Concluo que Belo Horizonte tem muito que melhorar,mas com o que tem pra mim é a melhor para se viver.

"Belo Horizonte
Meu amor por você
Me faz gritar
Que eu amo você
Continue assim
BH" - Pato Fu: BH

"É aqui que eu amo, é aqui que eu quero ficar,pois não há lugar melhor que BH"
Cesár Menotti e Fabiano- Lugar Melhor que BH

Ana Carolina disse...

Olá, Pessoal!
Gostaria de agredecer a todos que contribuíram para a realização desta primeira parte do blog; à professora de Produção de Texto e aos alunos da turma. Bom... ainda estamos no ínicio, mas com certeza com as próximas postagens o blog irá adquirir mais seguidores.
Primeiro escolhemos falar sobre a história da cidade porque não há como falar da capital de Minas Gerais sem falar de todo o seu contexto histórico, apesar de curto o texto está bastante explicativo com uma descrição breve sobre: religião, clima, economia, vegetação, ect e isso resulta em um texto que não se torna cansativo para o leitor, além disso possui uma linguagem padrão, acessível ao público jovem e adulto.
O texto está muito bom!

Ana Carolina Pires de Faria

Unknown disse...

A maravilhosa capital mineira é com certeza um grande atrativo turístico, com muitos parques, praças, museus, teatros, igrejas e várias outras coisas que chamam a atenção de muitas pessoas que vem conhece-la.
Além disso Belo Horizonte é uma maravilhosa cidade para se viver, possuindo características excelentes como um clima muito agradável, ser a quarta cidade mais rica do Brasil e a inclusão de pessoas de todos as raças e religiões.
A cidade ainda conta com vários eventos que acontecem durante o ano que fazem ela ficar cada vez melhor.
Belo Horizonte é belíssima e não deve passar em branco por nenhum turista que tenha a possibilidade de visita-la e se impressionar com suas belezas.

Isabella Mendes disse...

Muitas vezes lemos sobre temas longe da nossa realidade e esquecemos de nos informar sobre a importância do que está a nossa volta.
Belo Horizonte, uma cidade projetada com tanta destreza, tornou-se uma metrópole de importância nacional pelo progresso que atraiu moradores de outras cidades vizinhas.
Podemos observar que o texto não engloba só características históricas do lugar, mas também aborda o contexto fisiológico de BH, o que torna a leitura mais enriquecedora e interessante...
Quando falamos de BH olhamos a cidade de um modo centralizado, e nem nos damos conta do grau de importância nacional que a cidade exerce sobre o país. Considerada uma metrópole nacional , a mesma exerce influências políticas , econômicas e sociais que são capazes de modificar a estrutura do estado que vivemos.
Foi bom ter lido e aprendido um pouco mais com o blog feito pelos alunos do 2º ano,aumentando assim nosso conhecimento,e consequentemente a nossa admiração pela capital mineira

Guilherme José disse...

O Blog da sala 221 ficou muito bom.
Contém as informações necessárias sobre a nossa bela cidade ; poemas que expressam sobre a nossa cultura ;e músicas de cantores bastantes populares.
Mesmo morando e já conhecendo a cidade foi muito bom ter lido o texto feito por alunos do 2º ano,aumentando assim o conhecimento sobre a capital mineira,afinal sempre há algo novo para aprender
Tenho orgulho de morar em Belo Horizonte ,uma cidade admirável,com grande diversidade de habitantes,religiões,mesmo assim ,não deixando de ser homogênia e bastante lembrada por todos que passaram por aqui!
Guilherme Horta

Unknown disse...

Antes de escolhermos nosso destino , precisamos conhecer a historia e o que acontece aonde estamos pensando em ir . Belo Horizonte a famosa capital mineira esta sempre inovando ,e otimizando tudo que já existe de bom , sem se esquecer de seus princípios e do seu índice de desenvolvimento que aumenta a cada ano . Todos que moram na cidade podem usufruir de tudo e aproveitar as novidades, que são diversas . Quem ainda não conhece e tiver a oportunidade não pode perder.
Aqui no blog , vamos contar tudo sobre a famosa BH ! Fique sempre por dentro !
Júlia Paiva

Unknown disse...

Achei bem interessante o blog da turma 221
pois é importante sabermos a origem de Belo Horizonte, uma capital que tem muita coisa para mostrar, esse blog é a oportunidade perfeita para mostramos as pessoas que moram ou vierem conhecer essa capital que tem muito a nos oferecer com seu requinte e bom gosto.
Clara Pires

Unknown disse...

Uma cidade imaginada e tecida em meio às suaves montanhas centrais de Minas Gerais. A importação de projetos arquitetônicos franceses na virada para o séc.XX, somada à modernidade de Niemeyer da década de 1940, marcaram o nascimento de uma nova concepção urbanística no Brasil. Jovial e tradicional, aristocrática e popular, clássica e moderna... Assim é a capital, cuja qualidade de vida é exemplo reconhecido inclusive pela ONU.

Espero que o blog continue crescendo com novas informações.

Daniel Jacy de Oliveira

Felipe Porto disse...

O Blog está fantástico.
É de grande importância conhecermos melhor o local onde moramos, nossas origens, onde tudo começou.
Belo Horizonte é uma cidade com muitas atrações em geral, além de ser um ótimo lugar para se morar. Aqui é como qualquer outra cidade, possui problemas mas também possui grandes Virtude, e é por isso que amo Belo Horizonte.
Estou ansioso pelos próximos posts.
Um Abraço para todos

Felipe Porto Rodrigues

Unknown disse...

Gostei muito do blog! Acho que montar algo sobre a nossa cidade valorizando-a em quais aspectos ela pode ser atraída por turistas, é uma boa forma de aprender mais sobre a cultura, sobre costumes, sobre coisas que talvez nen pensaríamos que poderiam ter em nossa cidade, sobre temas específicos, enfim, saber um pouco mais do que a cidade tem oferecido para os turistas, como ruas, lugares, restaurantes e outros. Com esse blog podemos ajudar e solucionar problemas das pessoas que tenham dúvidas para onde viajar nas férias! Acho muito legal saber a origem de Belo Horizonte e como ela se desenvolveu até se tornar a capital minera!
Jéssica Nunes

Unknown disse...

As Grutas e Cavernas são prova vivas de como a natureza, com seus processos, mudam as paisagens transformando o belo em algo ainda mais inacreditável. BH não é só a capital dos botecos e é com a construcão deste blog que proporcionamos há você uma visão mais ambla desta bela capital.

Bárbara disse...

Que já caminhou pela avenida Barbacena quando as paineiras estão floridas ou quando soltam suas painas provavelmente vivenciou belos momentos de congraçamento entre a natureza e a cidade. É um regalo para os olhos e alegria para a alma.

Unknown disse...

O blog da sala ficou muito bom, achei que disse o essencial sobre Belo Horizonte em palavras que servem para todas as idades.
É sempre bom colocar em evidência que nossa bela cidade, é cheia de lugares para passar, uma cidade hospitaleira e sua história é cheia de coisas interessantes.
Com ste blog poderemos conhecer mais a fundo a nossa querida Belo Horizonte!

Joana Luiza

Unknown disse...

Esse blog da a oportunidade de, não só os turistas , mas também os belo horizontinos menos esclarecidos conhecer melhor a nossa capital.
Belo horizonte tem muitos pontos turísticos e atrativos naturais que chamam a atenção de qualquer um.
É uma cidade bem estruturada e seus habitantes são receptivos e acolhedores.
Priscilla Silva Macedo

Sarah Villian disse...

Belo Horizonte é um ótimo lugar para se viver,além de ter baladas ótimas possui vários pontos turísticos como:a Casa do Baile(uma construção de fachada diferenciada por suas formas circulares e sinuosas,projetada por Oscar Niemeyer),a Igreja de São Fransico de Assis,o Museu da Pampulha(também uma obra de Oscar Niemeyer,a primeira construída na pampulha,sendo inagurada como cassino),a Praça do Papa,a Praça da Estação ou Praça Rui Barbosa e por fim a Praça da Liberdade.
Bom é isso gente..

Unknown disse...

O blog realmente ficou muito bom. É sempre bom sabermos mais sobre locais muitas vezes desconhecidos em nossa própia cidade, que mesmo com tamanhos contrastes esbanja beleza de uma cidade planejada com diversas atrações.

Rafael Bacelar de Castro

Unknown disse...

O blog está mostrando algums dos mil encantos que Belo Horizonte carrega entre suas montanhas e suas serras. Cidades de muitas atraçoes que atrai turistas curiosos que os deixa apaixonados por essas bela cidade.
Seu proprio nome diz TUDO.. alias qual cidade que seria melhor que essa para carregar este nome de muitos significados ? É uma das cidades que tem o pôr do sol que mais hipnotiza as pessoas que estão a passear ou mesmo que habitam essa bela cidade.

Belo são seus horizontes cidades encantadora . Cidade que atrai paixões, que vive paixões e que embala amores.

Larissa Guimarães Carvalho

Unknown disse...

Belo Horizonte,foi construída após vencer muitos obstáculos,como qualquer cidade tem seus pontos negativos e positivos,como suas belas paisagens,praças admiráveis,como a situada na região da savassi (praça da liberdade).Tem um clima propício e ameno.
O blog ficou muito interessante,apesentando belas músicas e poesias,vale a pena conhecer um pouco das comidas típicas da capital mineira e seus diversos pontos turísticos.
Júlio César

Unknown disse...

BH é realmente uma cidade linda.Morar em uma cidade como essa é um grande presente e sou grato a Jesus Cristo por ele ter me jogado aqui.Espero morar neste lugar até minha morte, e ser enterrado aqui também!
vaai laah claudia senta lah xD

Unknown disse...

A partir do blog podemos conhecer um pouco sobre a história da cidade de Belo Horizonte, uma cidade que começou tão pequena a partir de uma fazenda chamada Fazenda do Cercado, com o passar do tempo a fazenda atraiu outros moradores se tornando o Curral del Rei e somente em 1889 se torno Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais que cada dia foi se povoando mais e mais, hoje com 2.434.642 habitantes é o sexto município mais populoso do Brasil e uma das principais capitais. Além da sua importância na economia, como a quarta cidade mais rica do Brasil, Belo Horizonte também é conhecida pelos seus belos pontos turístico e apesar de não ser uma cidade com praias belas é encantadora com seus parques ecológicos, zoológicos, lagoa da Pampulha e etc. Uma cidade encantadora que vale a pena conhecer.

Isabella C. Borges de Oliveira

Unknown disse...

Raylan...

Belo Horizonte é uma cidade de grande influência, por ser histórica.Esse blog ajuda na orientação dos turistas que desejam visitar e conhecer a cidade de Belô.
Conheça também a alameda da Praça da Liberdade um lugar arborizado e de grande importância em eventos.

Lucas Ramos disse...

BH é otimo para fazer um passeio turistico ,cheio de atrações como , parques,lugares históricos e outros prazeres .Belo Horizonte de noite é muito animada tem muitas baladas,muitas festas, bares,restaurantes muito bom venham conhecer BH e eu garanto que vocês irão amar .

Unknown disse...

Belo Horizonte é uma cidade muito importante na história do nosso país,esse é um dos motivos pelos quais as pessoas gostam de visitar.Não só pela beleza histórica dos monumentos,mas também pelo grande conhecimento adquirido a patir delas.
Um exemplo de monumento muito famoso e visitado é a Praça da Estação, um lugar onde antigamente era usado para a chegada de matéria-prima para a construção da cidade.
O blog nos ajuda a conhecer os lugares de maior turismos .

Unknown disse...

Belíssimo texto, que ilustra bem a beleza de nossa Belo Horizonte. É uma cidade bem diversificada que agrada a todos os tipos de pessoas. É rica em cultura e diversão, e tem muita história. Enfim, Belo Horizonte é muito boa!

Unknown disse...

Muito bom esse blog,valoriza muito a nossa cidade.Principalmente sus ponto turísticos.
Com ele você fica mais informada sobre os eventos e sobre sua história.
E so esse blog não mostra todos o encantos de BH,se for colocar ficariamos uma vida toda,pois não tem como descrever essa cidade maravilhosa so conhecendo pra saber!

Brunna Soalheiro

Postar um comentário