sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comida "di boteco"


O Comida “di Boteco” foi idealizado por Eduardo Maya e por Maria Eulália Araujo com a proposta de resgatar e valorizar a culinária de raiz dos estabelecimentos tradicionais da cidade. O evento ganhou prestígio e tornou-se um dos principais eventos da capital mineira, contribuindo para sua valorização nacional e internacionalmente.Foi criado em 1999 mas teve seu lançamento na cidade de Belo Horizonte no ano de 2000.
Todos os anos entre abril e maio é realizado a competição anual de bares que serve de pretexto para visitar diversos bares e botecos de “BH”.Todas as noites durante um mês,as pessoas saem em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos,como dizem os mineiros.
Durante 31 dias, o público percorre os botecos participantes do concurso gastronômico e faz sua avaliação, por meio de uma cédula de votação que, depois de preenchida, será depositada em uma urna lacrada, dentro de cada bar. As urnas serão recolhidas semanalmente pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. Na cédula, o participante votará na qualidade do tira-gosto, na temperatura da bebida, na higiene do boteco e na qualidade do atendimento do estabelecimento visitado. Para o voto ser validado, todas as perguntas da cédula devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.
Na cidade nacionalmente conhecida como “capital do boteco”,onde tem mais bares por percápita do que qualquer outra cidade do Brasil o “Comida di Boteco” lota os bares participantes, fazendo com o evento cresça cada dia mais.
O COMIDA “DI BUTECO” GANHOU REPERCUSSÃO ALÉM DA ESPERADA E AJUDOU A CRIAR NO IMAGINÁRIO POPULAR UM ORGULHO EM RELAÇÃO À TÍPICA TRADIÇÃO DO BOTECO, REFORÇANDO UMA IDENTIDADE CULTURAL ATÉ ENTÃO MARGINALIZADA.



Alunos:Isabella Mendes,Anna Luiza,Júlio César e Guilherme Horta

24 comentários:

Isabella Mendes disse...

Foi muito bom ler o texto feito pelas alunas e ficar por dentro desses eventos bastante atualizados e concerteza badalados que irão acontecer em Belo Horizonte com muitos atrativos para os joves da cidade mineira.
Muito bom!

Ana Carolina disse...

O comida "di Buteco" é mais um evento, como os muitos de Belo Horizonte, que vem mostrar umas das maiores características de BH, a cidade dos botecos. Qualquer lugar da capital mineira encontramos um.
Gostei do texto porque trouxe informações sobre a história do evento, algo que eu não sabia; desde 2000 já acontece o comida "di Buteco", também gostei da ilustrações.
Parabéns aos alunos.

Ana Carolina Pires dde Faria

Unknown disse...

O Comida “di Boteco” é um dos principais eventos de Belo Horizonte, onde as pessoas vão a procura de petiscos e músicas da tradição mineira. O bom dessa noticia é que através do blog descobrimos um pouco de como surgiu a comida “di boteco” e há quanto tempo está no mercado, pois, querendo ou não as pessoas mais novas só conhecem o evento há “pouco” tempo e só ouvem falar. Através do blog podemos conhecer um pouco da raiz do evento, sobre o objetivo e hoje percebemos que é um grande sucesso da capital mineira.

Isabella C. Borges de Oliveira

Unknown disse...

A capital mineira não é só rodeada por sua bela exuberância natural , mas também pelos seus dotes culinários , onde você pode degustar de vários tipos de pratos deliciosos .

Unknown disse...

O Comida "di buteco" promove uma interação entre os belo horizontinos dando a oportunidade aos donos de butecos mostrarem os seus dotes culinários. Hoje este evento é um dos principais concursos culinários do país e acontece em 11 cidades de 5 estados brasileiros.

Anninha disse...

O Comida "di Buteco" é um exemplo de que BH não tem só belezas naturais como culturais. É um ótimo evento para mostrar o porque de Minas ser o estado mais conhecido em questão de culinária do resto do Brasil.

Unknown disse...

Não existe lugar nenhum que seja melhor para se fazer o Comida “di Buteco” do que aqui, afinal Belo Horizonte é a capital mundial dos botecos, este evento nos ajuda a conhecer e a apreciar a gastronomia de diferentes bares da cidade. O sabor não é a única coisa que nos impressiona, a criatividade de cada prato também tem que ser levada em conta, sempre são muito bem feitos para poder brigar pelo primeiro lugar.

Felipe Porto disse...

Belo Horizonte é realmente é o local ideia para se fazer o comida "di Buteco". Afinal "Se não tem praia vamos para o Buteco."

Sarah Villian disse...

A "comida di Buteco" é importante para Belo Horizonte,pois,ocircuito foi idealizado por Eduardo Maya, um dos diretores do Belo Horizonte Convention, e por Maria Eulália Araujo com a proposta de resgatar e valorizar a culinária de raiz dos estabelecimentos tradicionais da cidade. O evento ganhou prestígio e tornou-se um dos principais eventos da capital mineira, contribuindo para sua valorização nacional e internacionalmente.

Unknown disse...

O Comida ''di Buteco'' é uma chance dos donos de bares mostrarem sua culinária tradicional e também promoverem seus bares.
Acho que Bh é o lugar próprio para acontecer este evento, pois somos moradores receptivos, participativos e prezamos muito a culináia mineira.

Arthur disse...

Eu adoro comida di buteco, porque os pratos são exelentes e essa é uma disculpa para sair de casa e aproveitar

Unknown disse...

O evento ''Comida di buteco'' foi uma festa de grande sucesso que reuiniu varias pessoas de vários lugares! E claro com tira-gostos muito
saborosos e o vencedor sem dúvida deve ser um prato sabarosissimo por isso mereceu o seu prêmio.
Brunna Soalheiro Campos

Unknown disse...

O Comida "di boteco" é um evento que da a oportunidade dos donos de botecos mostrarem seus dotes culinários, além de promover a integração dos diferentes bares da cidade.
Gostei do texto , pois há informações que eu não sabia como seu "lançamento" em Belo Horizonte foi no ano de 2000 .
Jéssica Nunes

Unknown disse...

O festival Comida de buteco é um grande marco na culinaria da capital todo ano, já que BH é a capial dos bares vale valorizar a criatividade da cozinha mineira com esse festival tão popular.

Rafael Bacelar

Unknown disse...

O Comida di Buteco é um evento sensacional que exalta os sabores da culinária mineira, e promove uma elevação na qualidade dos bares Belo Horizontinos. Já que a cidade é a capital dos bares no país, o mais correto é criar eventos como esses, que valorizam nossa cultura.

Arthur disse...

Pra que coisa melhor que um buteco?
Buteco tem comida muito boa, tem bebida e tem mulher, sem conta que voce pode julgaro prato dos outros

Lucas Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Ramos disse...

O Buteco é uma grande força de BH .
Disso agente naõ pode reclamar. Em cada esquina tem um e a variedade é imensa.Possibilita encontro com amigos , confraternizaçoes , e assim , naõ tem como ficar em casa numa noite de sexta,sabádo ou qualquer dia da semana.Com essas comidas entaõ a vontade de aprecia-los aumenta .

Unknown disse...

A comida de buteco e um evento tipico de Belo Horizonte onde podemos apreciar os pratos tipicos mineiros , cada ano selecionando um alimento especifico que dever conter no prato , o que e muito bacana pois temos a oportunidade de experimentar coisas que antes nunca haviamos comido.
Clara Pires

Unknown disse...

Belo Horizonte é a capital dos botecos ,e nada melhor que um evento como esse , tão abrangente para conhecermos melhor a culinária da nossa cidade que é tão rica ,saborosa e famosa. Júlia Paiva

Arthur disse...

Acho que eu não aproveitei o evento como nos outros anos, eu só visitei o bar da lora

Unknown disse...

Não fui nesse evento,mais pela repercussão
foi um envento que mostrou orgulho a nossa culinária Mineira.

Raylan disse...

Não participei desse evento mas nos anos passados sim, gostei muito e muito mais dos pratos deliciosos que são preparados.

Anônimo disse...

O Comida di buuteco é importante pois ele ajuda a resgatar a culinária mineira, criar novas receitas para marcar o estado e popularizar seus eventos.

Thays Pires

Postar um comentário