Olhem bem as montanhas
Olhai as montanhas
Olhai as montanhas, mineiros,
Como a Serra do Curral, mutilada,
Vós que não as defendeis, olhai-as vivem pois,
A golpes de tratores vão sendo assassinadas,
Pela culpa única de suas entranhas de ferro.
Mineiros, por que não percebeis que essa ferrugem que vos empoeira os olhos,
Essa terra, vermelha, é o vosso sangue,
Injustamente derramado, na luta que vos abate.
Olhai as montanhas, mineiros,
Como o Itabirito solitário,
Vós que as desorezais, olhai-as enquanto vivem, pois
A patadas de caminhões vão sendo massacradas,
Pelo crime hediondo de te recortarem o Céu,
Mineiros, fechais os vosso olhos e tentai sentir pela última vez,
Esse imenso abraço verde que vos envolve.
Abraço de amor, abraço feito de terra,
Chorai a imponência que vos formou o caráter
Olhais as montanhas, mineiros,
Como o Itacolomi dos inconfidentes,
Vós que vos omitis, olhai-as enquanto vivem pois,
Em centenas de vagões, como urnas funerárias,
Vão sendo levados seus pedaços, inermes.
Carlos Drummond de Andrade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
27 comentários:
Lindo o poema!
Gostei muito dele, parabéns para vocês do blog.
É uma ótima página.
Lindo o poema , realmente belo horizonte tem belas montanhas a cidade é muito agradavél e vale muito a pena conhecer cada pedacinho daqui.
Jéssica Nunes.
Adorei o poema! Coninuem postando coisas novas!!
Este poema é muito bonito.
Minas Gerais possui muitas montanhas, e nos deveríamos valorizar um pouco mais está dádiva.
Felipe Porto Rodrigues
Realmente é um belo poema, ele nos lembra das belezas de nossa terra que muitas vezes não sabemos valorizar.
Rafael Bacelar
Belo Horizonte é realmente uma maraviha natural. Vale a pena conhecer essa capital histórica que guarda muitos segredos, e vivenciar os momentos com a familia e os amigos.
Isadora Esteves
Poema maravilhoso,concerteza Belo Horizonte tem lindos lugares.Quem vier conhecer este belo lugar vai se apaixonar.
Brunna Soalheiro Campos
Belo Horizonte possui uma rica produção artística e cultural.Hoje, muitos nomes da cultura nacional, reconhecidos até internacionalmente, tiveram como berço Belo Horizonte. Na música Milton Nascimento e seu Clube da Esquina, Skank, Pato Fu, Sepultura, Coral Ars Nova... Na dança Grupo Corpo; no teatro Grupo Galpão, Companhia Giramundo de Bonecos; nas artes plásticas a Escola Guignard... São muitos os expoentes mineiros.
Muito legal o blog! É bem bacana ter um espaço que fala detalhadamente sobre as características da nossa capital mineira.
Belíssimo poema. As montanhas mineiras são realmente uma dádiva, e deveríamos aprecia-las mais.
Belo poema, me faz lembrar de que não é
so praia que é bela, também tem as montanhas
mineiras
Os poemas de Drummond sempre me chamaram muito a atenção porque eu sempre paro para pensar em cada palavra que ele escreve e nesse poema então, a valorização das montanhas pelo grande poeta de Itabira é constante, ele descreve Minas tão detalhadamente que passamos a perceber suas belezas de perto. O poema de Carlos Drummond é praticamente inexplicável.
Ana Carolina Pires de Faria.
Muito bom este poema, gostei muito da maneira que Drummond fala sobre as montanhas de Minas Gerais, afinal, elas são uma das belezas naturaios mineiras
O poema é maravilhoso, pois, ao lermos sobre Minas Gerais aos olhos de Carlos Drummond de Andrade podemos ter uma visão muito ampla sobre Minas Gerais, sobre seus pontos que fascinam qualquer turista e até mesmo para quem mora em Minas Gerais. Através do poema podemos ver uma Minas Gerais que devemos admirar mais, elogiar mais e a destacar com mais ênfase.
Isabella C. Borges de Oliveira
Não dá para falar de BH sem lembrar das belas montanhas pelas quais a cidade é rodeada. Elas têm isnpirado grandes poetas - como Drummond - e grandes cantores. É lamentável que elas não sejam tão lembradas como as belas praias brasileiras.
Nao so as belas praias brasileiras devem ser lembradas e comentadas, mas tambem as belas montanhas que cercam nossa bela cidade de Belo Horizonte. E melhor ainda contada por um dos maiores escritores ,Carlos Drummond de Andrade
Guilherme Jose Couto Horta
Carlos Drummond de Andrade,como sempre,destacando as belezas das paisagens que nos fazem lembrar da capital mineira ,que tanto admiro.As montanhas são um belo atrativo que tem grande destaque.
Muito bom o poema.
Isabella Mendes Macedo
Esse poema é uma declaração não só a minas mais em especial a Belo Horizonte!! Adorei este poema!
As montanhas são realmente um retrato para Belo Horizonte, ossa cidade está rodeada por essas belas paisagens que sempre alegram os moradores e visitantes.
Não devemos olhar somente as belas praias do Brasil, mas também as montanhas que são ótimos lugares para acampar, descansar e tirar um tempo para refletir mais sobre a vida.
Drummond de Andrade fala tudo que precisamos para descrever as belezas naturais mineiras, adorei o poema e se encachou bem no nosso blog.
Infelizmente , esses presentes como lindas montanhas que Deus deu aos mineiros estaõ sendo destruidos pela invasao do proprio homem .
Esse é um fato muito triste , mas ao inves de lamentarmos temos que lutar para conservar o que é nosso e poder continuar mostrando as belezas de BH e Minas Gerais para os turistas e para continuarmos sendo privilegiados com essas maravilhosas riquezas meio ambiente mineiro .
Eu não conhecia esse poema, adorei
Carlos Drummond de Andrade sempre destacando as beleza de Minas Gerais e demonstrando todo seu amor por essa região maravilhosa. Nunca escondendo sua naturalidade Itabirana (nasceu em Itabira-MG) sempre sentiu orgulho das beleza e nos bens minerais de sua cidade. Um autor com grande expressão que emociona e encanta todos os leitores.
Larissa G. Carvalho
O poema é muito bonito e muito filosófico, ele retrata bem as belas paisagens de Belo Horizonte, um bem que devemos preservar, e também minha raíz.
Um poema que so fala das belezas de bh, muito bom. UM bela forma de falas das varias belezas de bh.parabéns!
O que o poema retrata é triste mas não deixa de ser verdade, devemos cuidar das nossas montanhas para que no futturo nossos filhos e netos possam aprecia-las como nós um dia pudemos.
Thays Pires
O poema retrata muito bem as lindas montanhas de BH onde está sendo destuída pelo homem.
Postar um comentário