segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carlos Alberto Libânio Christo

Frei Betto O.P., (Belo Horizonte, 25 de agosto de 1944) é um escritor e religioso dominicano brasileiro, filho do jornalista Antônio Carlos Vieira Christo e da escritora e culinarista Maria Stella Libanio Christo, autora do clássico "Fogão de Lenha - 300 anos de cozinha mineira" (Garamond).

Professou na Ordem Dominicana, em 10 de fevereiro de 1966, em São Paulo.

Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial de Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, entre 2003 e 2010. Frei Betto, foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.

Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir 4 anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para 2 anos. Sua experiência na prisão está relatada no livro "Cartas da Prisão" (Agir), "Diário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco), traduzido na França e na Itália. O livro descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito. O livro foi transposto para o cinema em filme homônimo, lançado em 2006 e dirigido por Helvecio Ratton.

Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares. Assessorou vários governos socialistas, em especial Cuba, nas relações Igreja Católica-Estado.

Publicou obras que abrangem diferentes gêneros:

Ficção: Hotel Brasil e Entre todos os homens
Literatura infanto-juvenil: Uala, o amor
Ficção juvenil: Alucinado som de tuba e O vencedor
Ensaio: A obra do artista - Uma visão holística do universo e Sinfonia universal- a cosmovisão de Teilhard de Chardin, Treze contos diabólicos e um Angélico
Memórias: Batismo de sangue e Alfabetto: autobiografia escolar.

Anna Luiza e Marcos

7 comentários:

Unknown disse...

Não conhecemos muito sobre este escritor, mas pelo que o texto fala, ele foi um homem de fibra e um escritor de muita cultura e muitos prêmios.
É muito bom saber que aqui em Belo Horizonte nasceu um escritor tão bom, que abrange vários assuntos e isso é muito interessante.

Postador por: Joana Luiza e Sarah Villian

Felipe Porto disse...

Eu nunca tinha ouvido falar desde escritor, mas pela quantidade de prêmios que ele recebeu, deve ter contribuído muito para nos e deve ser de grande importância para literatura brasileira.
Felipe Porto e Vinícius Caetano

Lucas Ramos disse...

Nunca tinha ouvido falar deste autor , mas ficaria contente de ler algumas das obras dele , principalmente sobre a ditadura militar . Ler historias baseadas em fatos reais , ainda mais se tratanto da ditadura militar deve ser muito gratificante e enriquecedor . Assim temos a chance de dar valor a liberdade que temos hoje e que foi conquistada com tanto esforço por verdadeiros guerrerois nacionais como Carlos Alberto .

Daniel e Lucas

Anninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anninha disse...

Frei Beto é um exemplo de pessoa. Passou por várias dificuldades, e consegue descrever essas dificuldades em forma de texto. Admiro também os artigos de toda quinta no jornal Estado de Minas. Podemos perceber que é um ótimo autor, vendo os vários premios recebidos.

Anna Luiza e Marcos

ADDR disse...

Assim como os outros colegas nunca ouvi falar desse autor, mas por sua história e pelo reconhecimento do meio em que trabalha deve ser diferenciado. Vou procurar saber mais sobre suas obras e vida.

Rafael Bacelar e Rodrigo Max

Unknown disse...

Foi um homem muito importante na história do Brasil, principalmente na vida dos pobres. Frei Betto deu uma excelente contribuição ao governo Lula no programa fome zero e em outros trabalhos sociais, inclusive em outros países. Um lutador em favor dos direitos humanos.

Priscilla Macedo e Jéssica Nunes

Postar um comentário