segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ruy Castro

Ruy Castro (Caratinga - MG, 27 de fevereiro de 1948) é jornalista, com passagem por importantes veículos da imprensa do Rio e de São Paulo a partir de 1967, e escritor, a partir de 1988. É reconhecido pela produção de biografias como "O Anjo Pornográfico" (a vida de Nelson Rodrigues), "Estrela Solitária" (sobre Garrincha) e "Carmen" (sobre Carmen Miranda), e de livros de reconstituição histórica, como "Chega de Saudade" (sobre a bossa nova) e "Ela é Carioca" (sobre o bairro de Ipanema, no Rio).


Parte de sua produção jornalística foi reunida em livros como "Um Filme é para Sempre" (sobre cinema), "Tempestade de Ritmos" (sobre música popular) e "O Leitor Apaixonado" (sobre literatura). Escreveu também um ensaio sobre o Rio, "Carnaval no Fogo -- Crônica de uma Cidade Excitante Demais". Seus livros têm edições nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Rússia e Turquia. Em ficção, é autor do romance "Era no Tempo do Rei", das novelas "Bilac Vê Estrelas" e "O Pai Que Era Mãe", e de condensações de clássicos como "Frankenstein", de Mary Shelley, e "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll.


A seu respeito foi publicado o livro "Álbum de Retratos -- Ruy Castro", uma minifotobiografia, pela editora Folha Seca. Vencedor do Prêmio Esso de Literatura, do Prêmio Nestlé de Literatura e de três Jabutis.


Nasceu na mesma cidade do cantor Agnaldo Timóteo, do cartunista Ziraldo e da jornalista Miriam Leitão.


Anna Luiza e Marcos

4 comentários:

Unknown disse...

Jornalista mineiro, mas nós não conhecemos muito de seus trabalhos.Porém, o que consta no texto já nos informa sobre sua carreira e sobre seus trabalhos, é muito gratificante saber que temos um conterrâneo como este.

Postado por: Joana Luiza e Sarah Villian

Felipe Porto disse...

Ruy Castro é um grande jornalista. Têm publicações famosas e importantes, além de possuir um currículo de dar inveja a qualquer outro jornalista.

Felipe Porto e Vinícius Caetano

Lucas Ramos disse...

Ruy Castro é um grande escritor . Já ouvi falar muito bem deste magnífico jornalista que tem um curriculo literário extenso e recheado de obras imcomparáveis , além de ser mineiro .

Daniel e Lucas

Unknown disse...

Apesar de não ser muito conhecido em Minas, Ruy Castro tem trabalhos divulgados em vários países do mundo e já recebeu importantes prêmios da área de literatura. Fico orgulhosa em saber que ele é mineiro, como nós.

Priscilla Macedo e Jéssica Nunes

Postar um comentário