segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O bom mineiro







Minas Gerais não é apenas um Estado do Brasil.
Minas é um estado de coisas
! Minas é um estado de espírito!
Um jeito único, diferente do resto!
Um jeito calado, prudente, cismado, desconfiado, mas que no fundo esconde a gente mais amiga, sincera e hospitaleira deste Brasil.
Gente que faz bem feito; que não dá ponto sem nó; que trabalha em silêncio; que não perde o trem e dorme no chão pra não cair da cama.
Povo que se orgulha de sua História; que tem liberdade como lema (libertas quae sera tamen) e que ama sua terra - As mil e uma Minas - conforme lembrou Guimarães Rosa.





Bruna Morais e Clara Pires

10 comentários:

Bárbara disse...

Esse poema tem a cara de Minas . Tanto que quando dizem a frase: "Mineiro come tanto que gosta de comer até as palavras."


Bruna Morais e Clara Pires

Felipe Porto disse...

Dessa maneira, Guimarães Rosa, nos disse como realmente são os mineiros, todas as características que fazem deste povo marailhoso.

Vinícius Caetano e Felipe Porto

Unknown disse...

Este poema é lindo e caracteriza muito bem o nosso estado.
Minas não é só corpo mole, futebol, violência e um estado de seres ''come-quietos''. Somos pessoas hospitaleiras, prudentes, orgulhosas e muito calmas.
Adoramos este texto, acho que é o que melhor retrata o nosso estado e as pessoas que vivem aqui!

Postado por: Joana Luiza e Sarah Villian

Arthur disse...

Esse poema diz o que todo mineiro sente quando fala de sua terra natal, lugar de gente única, que nos cativa com seu pão de queijo e café com leite.

Arthur e Matheus

Unknown disse...

Este poema descreve verdadeiramente o jeito cativante dos mineiros. Onde com sua simplicidade e dedicação conseguem a adimiração de todos que por aqui passam.

Rodrigo e Rafael

Ana Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carolina disse...

Minas Gerais possui uma grande tradição. Possui um número elevado de cidades, fazendo com que muitas pessoas se interessem por conhecê-lo. O estado tem variedades de eventos gastronômicos, cidades históricas muito interessantes, além do povo mineiro ser receptivo e ter um jeito característico que surpreende aos turistas.

Ana Carolina Pires de Faria

Lucas Ramos disse...

Eu me orgulho da historia de Minas Gerais , assim como todo mineiro que sabe que a nossa liberdade é resultado de muita luta . Minas gerais é um estado habitado por um povo guerreiro , que encanta a todos deste mundo .

Daniel e Lucas

Anninha disse...

Minas Gerais não é só um estado, como todos os outros, é um lugar aconchegante. Onde todos que não são mineiros se apaixonam por esse estado.Como diz a música de César Menotti e Fabiano: "Mar, não chores mais
Só eu sei o quanto é triste mar
Ficar longe de Minas Gerais"

Anna Luiza e Marcos

Unknown disse...

O autor descreve exatamente como é Minas e como são os mineiros. O mineiro realmente é desconfiado, vai devagar com as coisas, "comendo pelas beiradas" até chegar ao seu objetivo, e chega mesmo! Por isso nos chamam de "mineiro come quieto".

Priscilla Macedo e Jéssica Nunes

Postar um comentário