segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As artes nas Minas Gerais


A escola de arte mineira é a mais famosa e valorizada por sua originalidade.
O ciclo da mineração possibilitou a concentração de riquezas em Minas Gerais e a transformação de algumas cidades mineiras em verdadeiros centros urbanos da colônia.
A primeira pintura de teto em Minas Gerais é realizada por Antônio Rodrigues Belo, em 1755, na capela-mor da matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo. A partir de então Minas avança como ativo centro artístico nacional.
O estilo dos artistas mineiros de então era o barroco com forte presença do rococó, sem contudo deixar de lado as formas brasileira.
O escultor Aleijadinho, um dos principais nomes de nossa arte, talvez seja o nome mais conhecido dessa escola.
Na pintura destaca-se principalmente Manuel da Costa Ataíde. Outros pintores mineiros do período foram Manuel Rebelo e Souza e Bernardo Pires, João Nepomuceno Correia e Castro, entre outros.
Ainda no século XVIII, fora desses centros, destaca-se João de Deus Sepúlveda com sua pintura "São Pedro Abençoando o Mundo Católico", em Recife, na Igreja de São Pedro dos Clérigos.
Em 1800 há a primeira iniciativa de ensino de arte no país com a Aula Pública de Desenho e Figura, no Rio de Janeiro e seu regente, Manuel de Oliveira.


Por:Aila Mayr e Júlia Paiva

7 comentários:

Unknown disse...

A tradição barroca, que teve uma trajetória de enorme vigor no Brasil e foi considerada o estilo nacional por excelência, caiu progressivamente em desuso, mas traços dela seriam encontrados em diversas modalidades de arte até os primeiros anos do século XX.
Entre os principais representantes desta arte podemos destacar o escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, e o pintor Manuel da Costa Ataíde.
Jéssica Nunes e Priscilla Macedo

Anninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anninha disse...

O ciclo de mineração em Minas Gerais fez com os nossos ouros de antigamente fossem transformados em riquezas culturais hoje. O barroco e o rococó de muitas cidades mineiras é destaque do Brasil, o que atrai muitos turistas de todos os lugares do país e do mundo. Isso melhora a economia do estado e influencia pequenos artesões a se espelharem nos queridos Aleijadinho e no Mestre Ataíde.

Anna Luiza e Marcos Couto

Isabella Mendes disse...

Interessante o texto,que retrata sobre a arte,o que predomina em Minas Gerais ,a tradição do barroco e rococó que predominam nas igrejas de Minas Gerais,principalmente nas cidades históricas como Ouro Preto e Sabará.Vale ressaltar também a ilustre figura de Alejadinho que tive grande importÂncia na arte.
Isabella Mendes e Guilherme Couto

Ana Carolina disse...

Acho de extrema importância citar Aleijadinho quando falamos do Barroco Mineiro.Considerado o maior artista do barroco desta época, não só pelo talento mas por sua determinação e força de vontade.Mesmo diante da dificuldade por não ter os movimentos das mãos usou de outros meios para esculpir.

Ana Carolina Pires de Faria

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A arte mineira é reconhecida mundialmente por sua originalidade e tradição.
Não só pelo barroco mas também pelo rococo.Além das pinturas nos tetos que eram feitas e na maioria das vezes banhada a ouro também são esculpidas esculturas de pedra sabão que é caricatura de Minas Geraes

Daniel e Lucas

Postar um comentário