segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mestre Ataíde


Foi um importante artista do barroco mineiro e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura. Em 1818, Ataíde tentou, sem sucesso, obter permissão oficial para fundar uma escola de arte em Mariana, sua cidade natal.
Foi contemporâneo e parceiro de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No período de 1781 a 1818, encarnou e dourou as imagens de Aleijadinho para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo.
Obras
Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória por volta de 1742, localizada na comunidade da Ressaca, pertencente a Carandaí, Minas Gerais.
Pinturas na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, realizadas entre 1801 e 1812, sendo a "Glorificação da Virgem", pintada sobre madeira no teto da nave principal, o seu trabalho mais conhecido;
Pinturas do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Santa Bárbara, realizadas em 1806;
Painel A Última Ceia, no Colégio do Caraça, executado em 1828;
Pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Itaverava, realizada em 1811;
Pintura do forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Mariana, realizada em 1823.

Por:Aila Mayr e Júlia Paivah

8 comentários:

Bárbara disse...

Mestre Ataíde foi um importante pintor para a cultura mineira ,pois ultilizava métodos de pintura muito valorizados por srem difíceis de serem feitos pela maioria de suas obras serem feitas em tetos de lugares religiosos.
Fez varios trabalhos com Aleijadinho e se inspirava em estampa e gravuras de missais e usava recursos típicos do barroco.
Aila e Júlia

Unknown disse...

O grande Mestre Ataíde era um pintor barroco;trabalhou junto com o mestre Aleijadinho em algumas obras em capelas e igrejas de Minas.
Suas obras foram feitas em tetos de igrejas com temas religiosos das principais igrejas das cidades de interior de Minas.Até hoje são muito valorizadas.



por: Brunna Soalheiro Campos

Unknown disse...

Pintor, entalhador, arquiteto e dourador também músico e até professor.
Obras que chamam atenção, atenção pelas cores vivas...
Obras feitas com o coração que demonstram suas Boa-Vindas.
Pinturas em Santa Bárbara e também na Comunidade da Ressaca.

Jéssica Nunes e Priscilla Macedo

Unknown disse...

As obras de Mestre Ataíde são magnificas, cada uma com uma beleza exótica e que encanta a quem olha com atenção. Conseguimos ver com as obras que todas foram feitas com muita paciência e dedicação.
As obras que têm parceria com Aleijadinho são mais belas ainda, pois é a união de dois pintores de grande nome e também de um enorme sucesso.

Postado por: Joana Luiza e Sarah Villian

Ana Carolina disse...

O trabalho de Mestre Ataíde é admirável, não sei dizer se são pelos detalhes que toda a obra apresenta ou pelas cores que parecem dar realidade ao que foi retratado.Quando visitamos as igrejas das cidades históricas é impossível não reparar nessas pinturas porque o barroco mineiro está em todas as partes dela.

Ana Carolina Pires

Isabella Mendes disse...

É importante preservar a imagem desse autor que mostra a historia do barroco.
A obra é interessante pois nela podemos perceber caracteristicas da epoca e das cores utilizadas

Guilherme Horta e Isabella Mendes

Marcos disse...

É importante constatar que Mestre Ataíde é um ilustre pintor do barroco mineiro que por suas grandiosas obras de arte, principalmente em Igrejas,obteve numerosos seguidores.

Anna Luiza e Marcos

Unknown disse...

Mestre Ataíde foi um artista muito renomado não só antigamente mas até hoje, e não perdia para nenhum outro artista da época como seu amigo aleijadinho

Daniel e Lucas

Postar um comentário