segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mário Quintana


Mário de Miranda Quintana nasceu na cidade de Alegrete (RS), no dia 30 de julho de 1906, e veio a falecer em 05 de maio de 1994. Foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro.

Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira, que recita o poema Quintanares, de sua autoria, em homenagem ao colega gaúcho. No mesmo ano ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1976, ao completar setenta anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra.


Poeminho do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
(Prosa e Verso, 1978)

Ana Carolina P. de Faria e Thays P. Alves

8 comentários:

Ana Carolina disse...

Indico o livro "A Rua dos Cataventos", possui poemas lindos. Não sei dizer qual é o meu preferido porque todos os seu poemas têm uma magia impressionante.
Mário Quintana deveria receber prêmios extras por sua visão da vida de vários ângulos.

Ana Carolina P. de Faria

Unknown disse...

Mário Quintana um poeta maravilhoso que faz poesias maravilhosas.Não sei qual é a mais bonita.Mais a mais bonita que eu acho mesmo é a poesia bilhete,um poema pequeno e encantador.Com poucas palavrase palavras simples ele conseguiu criar umas das poesias mais lindas que eu conheco.

Brunna Soalheiro e Isadora Esteves

Unknown disse...

Adoro todas as poesias de Mário Quintana, cada uma mais bela e encantadora que a outra. Sempre nos emociona com cada palavrinha que ele escreve!
A história de Mário Quintana também é bela, homem forte e lutador e um orgulho para nós brasileiros.

Postado por: Joana Luiza e Sarah Villian

Isabella Mendes disse...

Mário Quintana é um poeta que merece grande destaque ,por sua grande abilidade de criar e escrever belas poesias que chegam até a nos emocionar,tocando-nos profundamente.Isabella Mendes e Guilherme Horta

Felipe Porto disse...

Mário Quintana é um excelente poeta e muito conhecido em todo o Brasil. Seu poemas realmente são de tocar o coração. Seus poemas que falam sobre o amor são muito belos, e com certeza ele foi um dos grande pensadores brasileiros.

Felipe Porto e Vinícius Caetano

Lucas Ramos disse...

Palavras simples mas especiais . Com poucas palavras ele consegue falar muito e é isso que o torna único . Seus poemas continuaram vivos para sempre na cabeça de quem apresia uma boa poesia .

Daniel e Lucas

ADDR disse...

Mário Quintana é um poeta que realmente merece todo o reconhecimento que tem. É necessário muita inteligencia e um raciocínio diferenciado para criar textos curtos com tamanho impacto.

Rafael Bacelar e Rodrigo Max

Unknown disse...

Mário Quintana é um poeta matavilhoso conhecido pelo Brasil inteiro e que todos tem um enorme respeito por ele e admiram muito suas belas poesias que nos emocionam com cada palavra , sem contar no seu humor.

Jéssica Nunes e Priscilla Macedo

Postar um comentário